12 de fevereiro de 2014

Do Branco ao Negro - ROSA


A Sextante Editora publica, a 21 de Fevereiro, Do branco ao negro, uma colectânea de doze contos coordenada pela jornalista São José Almeida e ilustrada por Rita Roquette de Vasconcellos, onde cada história tem por base uma cor. 
São de diferentes origens e estilos as autoras que participam neste livro: Ana Luísa Amaral, Ana Zanatti, Clara Ferreira Alves, Elgga Moreira, Eugénia de Vasconcellos, Lídia Jorge, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Raquel Freire, Rita Roquette de Vasconcellos, São José Almeida e Yvette Centeno. Cada uma conta, neste livro, uma história em homenagem aos que vão perdendo a sua capacidade de as contar, uma vez que os direitos de autor revertem na íntegra para a Associação Alzheimer Portugal.
Do branco ao negro será apresentado na 15.ª edição do Correntes d’Escritas, no dia 19 de Fevereiro, às 21:30, na Sala Eça de Queirós do Hotel Axis Vermar, na Póvoa de Varzim.

Assim, em tão boa companhia, e com o boneco da querida Rita, deixo-vos só um bocadinho do meu conto, da minha cor: Rosa.

ROSA
(...)
Ficaram logo as melhores amigas. O pai de uma era intelectual e de esquerda, o pai da outra fizera a guerra e emborcava aguardente com tiros de metralhadora e horrores desmembrados que não se contam em alfabeto civil goela abaixo. Só em código morse. Quando as recordações deram em apontar-lhe o dedo, passaram-no na última comissão para as comunicações e agora, por causa das duas miúdas, a sua própria e a outra, recebia e enviava mensagens ao vizinho doutor em copinhos de um gole só. Saúde, senhor doutor.
(...)